Monday, May 17, 2010

"A Rainha" e o uniform de Spock

Vi esse filme no ano passado, acho que foi no TNT. Não o vi no cinema, agora não me lembro porque, apesar de ter sido indicado para Oscar, etc e tal. A história não chamou minha atenção. Assistindo-o na TV mudei de opinião. O filme fala sobre a defasagem entre visões de mundo e estilos de vida, fala sobre a dificuldade de se adaptar a mudanças - bem como sobre a reduzida percepção pela qual a mudança vê o passado que se vai (para ela, ele é meramente arcaico) -, a incapacidade de se comunicar e de se desenvolver empatia pelo que não se conhece, ou não se entende.
Seguir horários, tentar honrar compromissos, obedecer as regras, defendê-las (mesmo que isso seja estranho e/ou doloroso para mim/outros), etc., essas atitudes são arcaicas e estranhas hoje. Adotá-las, me torna arcaico, um dinossauro, incapaz de interagir com aqueles que não compartilham dos mesmos parâmetros.
Fui a uma festa a fantasia nesse final de semana, primeira vez que ia em algo do gênero. Com que roupa eu fui? Com o uniforme do Spock. Serei parecido com ele? Frio, insensível, distante? Pensava que não, mas talvez eu seja Spock. Pensei que não era, embora deva concordar que, no início da adolescência, via possibilidades no caminho vulcano: lógica. Uma pena não conseguir me concentrar para alcançar a lógica das coisas.
Na adolescência, percebi que teria que mudar, e assim o fiz, na verdade o faço. Processo lento e nunca concluído, a mudança, transformação pessoal, é sempre complexa e nunca coompleta.
Espero poder mudar mais e melhor, contando com o apoio daqueles que gostam de mim.

No comments: