Friday, May 28, 2010

Por que chorei...

Na formatura de meus alunos de Ensino Médio no CEFET, eu chorei, como há muito tempo não chorava.
Chorei porque iam embora, porque gostava muito de muitos deles (inclusive não havia ali nenhum que eu desgostasse). A vida de professor tem um lado gratificante, mas também cruel. Você convive alguns anos com algumas pessoas; as vê crescer, amadurecer; quando se acostuma com elas, quando se dá bem com elas, quando gosta delas...

se vão.

Estranho, porque no ano seguinte, você conhece novas pessoas, se acostuma, se adapta, gosta e...

elas se vão.

Quando comecei a dar aula, no Supletivo, eu tinha 27 anos e meus alunos 15/30/5o. No município, em 2001, eles tinham 13/14 e eu 30 anos. Hoje, meus alunos continuam estando na faixa dos 15, mas estou com quase 40.

Quase quarenta.

O tempo passa e me pergunto: como será envelhecer no meio de jovens?
Medo (hoje eles falam assim, sem pronome e nem verbo)

Espero encontrar a resposta no viço, no vigor, no estímulo, na juventude de meus alunos. Alunos como Hanna, Jéssicas, Débora, aquelas que manifestaram grande simpatia por mim - simpatia compreensiva, fiquei feliz por ver que mesmo sendo difícil, fui compreendido - bem como também agradeço o carinho silencioso, a atenção sincera, o silêncio forçado, o sono incontido, a conversa desregulada de todos os outros. Gostando ou não, o que fizemos em sala de aula, fizemos juntos e lembraremos sempre.

Foi muito boa essa jornada com vocês, geração 2007, começamos um período juntos. Vocês terminaram sua jornada cefetiana, a minha mal começou... Já sinto saudades...

No comments: