Monday, March 12, 2012

Jogar a toalha




Estou cansado. Tenho uma visão arcaica de mundo. Uma visão baseada na ideia de compromisso e dedicação. Sou professor federal, cumpro uma carga horária maior que a de alguns colegas, por considerar que seja minha obrigação - e, na verdade, é.

Desenvolvi um projeto de pesquisa de um ano aqui na escola. Nesse período, sofri um acidente de carro no qual fiquei com o braço direito quebrado. Isso bagunçou minha vida. Não consegui finalizar o projeto, o que me entristeceu e me envergonha até hoje. Isso me inviabiliza começar outros.

Agora, vi colegas tendo projetos aprovados e pensei que, de certa forma, pequei o caminho das pedras e agora, que a situação está melhor, mais fácil, outros seguem o caminho.

Tentei desenvolver outro projeto ano passado, um grupo de estudos. Não foi um fracasso total, mas foi bem desproporcional ao investimento.

Pretendia começar um projeto esse ano que envolveria alunos que gostam de desenho, mas depois de 15 dias, ainda não tive resposta dos mesmos. Como não quero passar vergonha de novo, pretendo falar com o outro professor envolvido para cancelar o projeto.

Um amigo me disse uma vez que eu tinha que "cagar e andar", "ligar o foda-se". Organizo palestras, já organizei seminários, já fiz visitas técnicas a museus, etc. As dificuldades encontradas para continuar com essas atividades, que ocupam meu tempo, me desanimam.
Ano passado, planejei 2 visitas (Paraty e Vassouras), que foram canceladas na última hora, enquanto outros conseguiram realizar as deles.

Cansei. Desanimei. Desiludi. Sinto-me mal, pois me sentia bem por ser o correto, o último correto, digamos assim. Isso me dava um certo orgulho. Porém, o sucesso dos outros destaca o meu fracasso. Isso talvez tenha sido a gota d'água.

Sempre me senti igual ao Peter Parker, seguindo um ideal como o Homem Aranha. Cansei um pouco de ser o herói, desisti, pelo menos por enquanto.

2 comments:

Rafael R. said...

Não desista. Os bons não devem se omitir, mesmo quando as nuvens são bem escuras.
Força.
Abraço!

André Lourenço said...

Cara,
sinceramente... cansei sabe... meu último relacionamento acabou, em parte, devido a essa minha dedicação apaixonada.
Tô remando contra a maré já há mais de 10 anos... Já dei minha contribuição, agora, é cumprir tabela, com dignidade e dedicação, sem cair a qualidade.