Friday, September 01, 2006

Cartas, despedidas e saudades

 

"Aluno sempre pode te surpreender... às vezes, pro bem." Esse tipo de retorno, ainda mais espontâneo, é o maior presente que o aluno pode nos dar. Apesar de todos os problemas, crises, decepções, etc. um momento de reconhecimento apaga tudo.
Esse tipo de coisa não tem preço. Se fosse possível parar o tempo e preservar o momento em que essa carta - feita de improviso já que os alunos não sabiam que eu apareceria na escola -, me foi entregue, eu talvez sacrificasse um dia da minha vida para poder reviver essa hora.
"Tudo na vida passa", talvez meus alunos se empolguem com a nova professora e se esqueçam de mim porém, o que importa é que por pelo menos UMA hora nós nos amamos como professores e alunos deveriam se amar sempre: ambos conscientes de seus papéis e querendo desempenhá-los totalmente. Isso significa que talvez nem tudo esteja acabado, diferentemente do que diz Adalton, "Acabou".
Peço desculpas aos meus alunos por abandoná-los assim contudo, uma coisa posso dizer: "Durante um bom tempo estarei pensando em vocês, vendo vocês nos meus novos alunos e tentando ver neles o que via em vocês." Da mesma forma que ensinei a vocês, vocês me ensinaram pois me fizeram ver tanto a dignidade na pobreza quanto o luxo na riqueza, bem como o desperdício em maquiagem e o desinteresse pelos exercícios. Nesses novos dias com novos alunos e, infelizmente, sem meus antigos, me pego pensando nos meus alunos municipais e em como gostaria de poder estar com vocês já que vocês estaram sempre no meu coração.

Obrigado.

Obrigado por me fazerem especial por ter meu trabalho reconhecido por vocês.
André. Posted by Picasa