
"Aluno sempre pode te surpreender... às vezes, pro bem." Esse tipo de retorno, ainda mais espontâneo, é o maior presente que o aluno pode nos dar. Apesar de todos os problemas, crises, decepções, etc. um momento de reconhecimento apaga tudo.
Esse tipo de coisa não tem preço. Se fosse possível parar o tempo e preservar o momento em que essa carta - feita de improviso já que os alunos não sabiam que eu apareceria na escola -, me foi entregue, eu talvez sacrificasse um dia da minha vida para poder reviver essa hora.
"Tudo na vida passa", talvez meus alunos se empolguem com a nova professora e se esqueçam de mim porém, o que importa é que por pelo menos UMA hora nós nos amamos como professores e alunos deveriam se amar sempre: ambos conscientes de seus papéis e querendo desempenhá-los totalmente. Isso significa que talvez nem tudo esteja acabado, diferentemente do que diz Adalton, "Acabou".
Peço desculpas aos meus alunos por abandoná-los assim contudo, uma coisa posso dizer: "Durante um bom tempo estarei pensando em vocês, vendo vocês nos meus novos alunos e tentando ver neles o que via em vocês." Da mesma forma que ensinei a vocês, vocês me ensinaram pois me fizeram ver tanto a dignidade na pobreza quanto o luxo na riqueza, bem como o desperdício em maquiagem e o desinteresse pelos exercícios. Nesses novos dias com novos alunos e, infelizmente, sem meus antigos, me pego pensando nos meus alunos municipais e em como gostaria de poder estar com vocês já que vocês estaram sempre no meu coração.
Obrigado.
Obrigado por me fazerem especial por ter meu trabalho reconhecido por vocês.
André.
