Friday, December 31, 2010

Sonhos


Acabei de sonhar com meu pai. Nada demais. Eu chegava em casa, em Olaria, e o via saindo. Eu ficava escondido para ver o que ia fazer, para onde ia.
De repente, ele para. Parece olhar em minha direção. Escondo-me. Percebo que está olhando para sua nova companheira (nova mesmo, morena bonita, cerca de 40 anos, com roupa de academia), que está a alguns passos de mim - acho que ele não me viu, já que estou atrás de uma kombi.
Olho novamente para ele, ele conversa com uma jovem que, acho eu, é filha da companheira dele.
O sonho termina, ou melhor dizendo, eu acordo, comigo abrindo a porta de minha antiga casa - ainda carrego algum remorso por tê-la vendido - e a companheira dele vindo conversar comigo, um tanto assustada, com medo de mim.
Tantos significados.
Pode ser mais uma rememoração do caráter mulherengo de meu pai, de como ele já arrumara nova companheira - tenho a vaga impressão de que a mulher já apareceu antes em algum outro sonho com ele... talvez seja um deja vu.
Também pode ser uma tentativa de dar um final feliz para ele. Com uma família que ele ama, da forma como ele gostaria: uma mulher bonita, uma filha com quem possa exercer seu lado paternal (comigo sempre teve um certo mau-jeito, uma certa competição, um "não sei o que estou fazendo", que ele não demonstrava com as filhas de suas namoradas).
Pra mim, o sonho foi algo mais simples, uma oportunidade de rever meu pai vivo, movendo-se - isso reavivou a memória que tenho dele (não tenho vídeos, só fotos dele...).

Meu pai.

Sinto falta de ti, meu pai. Estaria orgulhoso de mim agora, com certeza, contaria que sou professor do CEFET, que já viajei pra Buenos Aires, que namoro uma moça de 22 anos - tudo isso valeria mais do que o doutorado que tenho, que o artigo que publiquei, etc.

Saudades de ti meu pai...

Que bom começar o ano te revendo, vivo! 2011 talvez será um bom ano...