Monday, December 28, 2009

O Jogo da Estrela Solitária do Flamengo.



Ontem, finalmente, pude ver o Zico jogar. Minha lembrança de Maracanã era a de um lugar sujo onde levei tombo ao ir ver Papai Noel trinta anos atrás. Ontem, fui com minha namorada - flamenguista roxa e adrianete (mas que conhece e reconhece o valor do Zico e do pessoal da década de oitenta) - ver o jogo das estrelas.

Sou flamenguista, mas sou ligado ao clube, não ao time: acho esse Adriano um péssimo exemplo e, na minha opinião (igual a de meu pai), esses craques de hoje jogam 10 vezes menos q os craques do passado, ganhando dez vezes mais. Craques de hoje, podem ser, mas como dizia meu pai, não conseguem dar mais do que três toques sem voltar a bola, ou sem erra um passe.

Motivo?

Ninguém quer treinar fundamento, é coisa de mané - só os japoneses (que não tem talento individual) é que devem treinar essas coisas.
O pessoal só quer saber de chegar, dar umas duas voltas no campo e sair jogando. foi-se o tempo em que gnt igual ao Zico ficava cobrando falta até chegar a perfeição - o último foi Marcelinho Carioca.
Futebol arte? talvez...
Artistas da bola? difícil...
Atletas? Hahahaha....

Concordo com o aspecto positivo do lado familiar do Adriano, conheço a Vila Cruzeiro onde ele morou. Acho bonito esse vínculo com as origens.

O que me incomoda nele, é o mesmo que me incomoda em muitos alunos, e o que acho importante em um atleta (não falo jogador, falo atleta!) é o mesmo que acho importante em alunos e em mim mesmo:
seguir as regras, se esforçar sempre, não faltar aos compromissos, ter uma conduta profissional correta.

Para mim, exemplos são/foram: Zico, Roberto Dinamite, Raí, Leonardo, Jorginho, Juninhos (PE e SP), Caio, Charles Guerreiro, Mauro Galvão, Sávio, etc.

Craques e/ou jogadores esforçados queeram conhecidos como exemplos de dedicação ao grupo, que não provacavam brigas, etc.

Jogadores que nunca estariam em meu time: Romário, Edmundo, Renato Gaúcho, Adriano, Ronaldos, Heleno, Garrincha, etc.

Minha concepção é arcaica e equivocada posto que uno atitude profissional com atitude moral e as considero parte do desempenho do atleta.

Muitos desses "craques" de hoje podem ser jogadores, mas poucos são atletas.

Porque não falo em jogador? Porque se diz que o esporte é importante para transmitir valores aos jovens. Que valores alguns jogadores (agora falo jogadores) passam?

Ausência de identdiade/afeto pelo clube (corpo mole, deseinteresse, atrasos);

Mercenarismo (só joga bem se estiver com salário em dia; preferível se recusar a jogar, seria mais digno);

Falta de profissionalismo (atrasos, má forma física);

Postura imprópria para um modelo juvenil (atitudes machistas, misóginas, vidas regadas a álcool e noitadas, comportamento consumista desregrado/ofensinvo e propositalmente explícito)..

Sei que nada disso tem a ver com futebol, por isso, meus parâmetros não são válidos para o mundo real, um mundo meritocrático, onde venceer a qualquer custo é que importa - por isso, esses parâmetros são só meus.

Se tiver algum cometnário, o lerei, mas dependendo do andar da discussão, não pretendo prolongá-la, já que futebol não se discute e já estou cansado de discutir minhas teorias com todos.

PS: O Flamengo pode perder todas as partidas, não ganhar nenhum título, ir a falência, mas ainda assim viverá no coração daqueles que o amam, daqueles que o amam sem motivo para amar, no coração dos verdadeiros flamenguistas. Mais do que torcedo do Flamengo, que muitos são, sou flamenguista.