Sunday, January 20, 2008

"Sorte de hoje: Você é o mestre das situações"

"Sorte de hoje: Você é o mestre das situações"

Adoraria que fosse assim, mas sei que o mundo não é do jeito que fazemos. Já passei dessa fase de ilusão de pensar que "querer é poder".
Querer é a base para se conseguir o que se quer. Sem a força de vontade, nada pode ser feito.
Infelizmente, isso nem sempre é o bastante pois pode se querer muita coisa, mas nem sempre se pode tê-las.
É fácil para o Orkut vir com essas frases prontas.
Elas podem dizer coisas interessantes, mas são frases prontas - já vi as mesmas "sortes do dia" para diferentes pessoas.
As pessoas não devem procurar soluções, guias fora de si mesmas, o que de certa forma a auto-ajuda faz.
Pode ser ruim, pode ser chato, pode ser cruel, mas às vezes temos que ser céticos e brutais.
Devemos olhar pra nós mesmos com olhos clínicos, imparciais, frios.
Procurar o que somos, o que não somos, o que devemos, o que queremos e o que podemos ser.
Estou nessa jornada a quase 30 anos, avancei muito apesar de ainda não saber tudo.
Pelo menos, não me oculto numa ilusão de respostas prontas, como se houvesse um mundo perfeito onde, apenas fosse necessária a minha vontade para me adequar.

De certa forma, sou o mestre das situações. Posso fazer o que quiser, dentro das minhas limitações e condições. Nem sempre é o bastante. Mas é o possível.

Dizem que a política é a arte do possível, viver também. Tenho lutado para poder viver melhor, com erros e acertos. Não me contento com fantasias imaginárias. Das minhas fantasias, tento criar realidades. Fantasias podem ser perfeitas, mas a realidade nunca é.

Nesse ponto, também pode ser que continue a ser o mestre das situações, porque EU escolhi não viver de ilusões e esperanças irrealizáveis. Optei por tentar fazer o que posso.
Sei que não vivo sozinho e que muita gente prefere varrer os problemas pra debaixo do tapete e fugir deles. Também faço isso às vezes, afinal, sou humano e feito de carne e sangue como todos.
Felizmente, ou infelizmente, percebi que todos somos falíveis. Procuro ser bom, sabendo que não sou perfeito, mas que posso melhorar. Embora dependa muitas vezes de coisas de fora, procuro minha resposta em mim mesmo. A MINHA resposta, algo que EU possa por em prática - para mim e para os outros.
Não será uma frase, escolhida randomicamente, que me dirá o que sou.

EU SOU O MESTRE DAS SITUAÇÕES (POSSÍVEIS)

Faço do meu mundo, o que posso fazer. Hoje sou até um pouco feliz, afinal, vejo que faço muito mais do que os que não podem, e dos outros que não fazem porque não sabem o que querem ou porque tem medo de fazer.

Eu sei o que quero:
ter uma (boa) renda;
estabilidade profissional (com possibilidade de crescimento);
se possível,reconhecimento da qualidade do meu trabalho (como positivo, espero) - falo "se possível" porque reconhecimento por parte de aluno, muitas vezes não depende da qualidade do trabalho, mas sim da nota recebida...;
felicidade pessoal (poder me divertir com um cineminha, uma boa música, um passeio legal, uma conversa com amigos, etc. coisas simples);
alguém que me queira e que me ame, e que se permita ser querida e amada por mim.

São objetivos medíocres, medianos para muitos. Mas nos tempos de hoje, são coisas raras e preciosas. Algumas dessas coisas eu já conquistei, faltam outras.

Espero consegui-las, porque eu sei que posso fazer as coisas acontecerem - talvez não como eu quisesse que fossem, mas como posso fazê-las dentro das minhas limitações.

Não há vantagem em se achar "o mestre das situações" pensando que se pode fazer tudo o que quiser. Viver numa ilusão, onde desejar é conseguir é fácil. Achar que o que deu errado não é culpa nossa, esquecer, afastar, esconder, é fácil.

Meu caminho é mais difícil: EU escolhi viver na realidade, onde nem tudo acontece como queremos. Mesmo assim, não desisti de sonhar e sei que algo vai acontecer, algo bom.
Porque eu faço por merecer, sei que muitos não merecem e ganham e que muitos que merecem perdem. Mas o jogo não pode ser contra sempre.
"Bonzinho só se fode" Não entrarei nunca nessa comunidade!
Não posso aceitar isso. Prefiro a "Bonzinhos também fodem".
Também boto pra foder, do meu jeito. Já consegui muito, e conseguirei mais. Já cheguei onde muitos iguais a mim não chegaram. Isso prova que sou o mestre das situações - não porque o Orkut disse, mas porque escolhi fazer isso quase 30 anos e, apesar de todas as derrotas (e foram muitas), críticas (que foram uma constante) e deboches (que foram quase infinitos), ainda estou na luta.